sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Um Astro na Alemanha


O presente ano de 2009 é o Ano Internacional da Astronomia (AIA) como comemoração dos 400 anos das descobertas de Galileu. Este projecto é coordenado por Pedro Russo, um jovem cientista português de 31 anos que desenvolve a sua actividade na Alemanha no Instituto Max-Plank.

Natural de Figueira de Castelo Rodrigo, Pedro Russo, licenciado em Astronomia, com Mestrado em Geofísica pale Faculdade de Ciências, actualmente desenvolve a sua actividade no Instuto Max-Plank na Alemanha em prol do douturamento que inicou sobre a atmosfera do planeta Vénus. Além disso, está integrado num grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia na Organização Europeia para a Investigação em Astronomia no Hemisfério Sul (ESO) e é o coordenador da revista científica Comunicating Astronomy com o Public Journal.

Foi nomeado, dia 1 de Agosto de 2007, o coordenador nacional do AIA, 2009, onde a sua função é dar a conhecer o Universo aos olhos da Astronomia com o objectivo último de a levar para perto do grande público, tornando-a acessível e cativante.

O AIA em Portugal tem início ofocial marcado para o dia 31 de Janeiro com uma cerimónia a realizar na Casa da Música. Aqui vai ser possível ouvir a Orquestra Nacional do Porto com obras direccionadas para a Astronomia, com um serão onde será possível observar o céu nocturno.

1 comentário:

  1. Grande ideia para um blogue. Aqui está um conteúdo interessante e que será com certeza seguido por muitos.

    ResponderEliminar