sábado, 31 de janeiro de 2009

Guimarães: Aqui nasceu uma Lutadora.


No Her Majesty’s Theatre, em Londres encontra-se em cena a peça West Side Story, em comemoração dos 50 anos de representações do mesmo. Sofia Escobar, natural de Guimarães, é Maria, a protagonista.

Nomeada para o prémio Melhor de Actriz de Teatro Musical, eleição organizada pelo portal britânico Whatsonstage está Sofia Escobar, uma jovem lusa de 28 anos, natural de Guimarães.

Sofia iniciou os estudos de canto no Conservatório de Música do Porto, mas cedo percebeu que em Portugal era difícil concretizar os seus sonhos, por isso decidiu voar para Londres, onde inicou os estudos em canto na Guildhall School of Music & Drama.

O Fantasma da Ópera foi a sua primeira grande oportunidade, com o papel de Christine, mas apenas como actriz substituta. West Side Story foi então a sua rampa da lançamento ao representar a protagonista da peça, Maria, mas desta vez como actriz principal.

Depois de muito trabalho, dedicação e sorte a actriz e cantora afirma ter conquistado um dos seus sonhos: representar numa das suas peças favoritas.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Um Astro na Alemanha


O presente ano de 2009 é o Ano Internacional da Astronomia (AIA) como comemoração dos 400 anos das descobertas de Galileu. Este projecto é coordenado por Pedro Russo, um jovem cientista português de 31 anos que desenvolve a sua actividade na Alemanha no Instituto Max-Plank.

Natural de Figueira de Castelo Rodrigo, Pedro Russo, licenciado em Astronomia, com Mestrado em Geofísica pale Faculdade de Ciências, actualmente desenvolve a sua actividade no Instuto Max-Plank na Alemanha em prol do douturamento que inicou sobre a atmosfera do planeta Vénus. Além disso, está integrado num grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia na Organização Europeia para a Investigação em Astronomia no Hemisfério Sul (ESO) e é o coordenador da revista científica Comunicating Astronomy com o Public Journal.

Foi nomeado, dia 1 de Agosto de 2007, o coordenador nacional do AIA, 2009, onde a sua função é dar a conhecer o Universo aos olhos da Astronomia com o objectivo último de a levar para perto do grande público, tornando-a acessível e cativante.

O AIA em Portugal tem início ofocial marcado para o dia 31 de Janeiro com uma cerimónia a realizar na Casa da Música. Aqui vai ser possível ouvir a Orquestra Nacional do Porto com obras direccionadas para a Astronomia, com um serão onde será possível observar o céu nocturno.